terça-feira, abril 04, 2006

 

Mentiras


Nem sempre a imprensa se dá ao trabalho de verificar quem financiou a pesquisa que vai virar manchete. Boa parte dos estudos é patrocinada por empresas, o que pode comprometer a confiabilidade das pesquisas. A nutricionista americana Marion Nestle, da Universidade de Nova York, levantou casos chocantes. No livro Food Politics, ela conta como as companhias fazem lobby para mover a política oficial a favor de seus interesses, passando por cima da saúde pública. Absurdos coletados por Marion nas revistas científicas: um estudo afirmava que cereais matinais ricos em fibras podem reduzir o risco de câncer. Foi feito por um funcionário da Kellog's. Outro dizia que margarina era melhor que manteiga para reduzir os níveis do colesterol ruim, o LDL. Foi financiado pela Associação Nacional dos Produtores de Margarina.
Um dos famosos estudos que associam a ingestão de duas a cinco taças de vinho tinto por dia à redução da mortalidade foi patrocinado pelo Instituto Técnico do Vinho Francês. Boa parte das pesquisas que sugerem que substâncias encontradas no cacau (chamadas flavonóides) podem proteger o coração foi bancada pela Mars, uma das maiores fabricantes de chocolate dos Estados Unidos.

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